Antes de tudo,
preciso deixar claro que não sou especialista em HQs. Sou bastante leigo,
aliás, por isso de antemão, já peço desculpas por qualquer equivoco.. Certa vez
li em algum local que no ato de criação do personagem “Superman”, seus
criadores, os judeus Joe Schuster e Jerry Siegel, lá no distante ano de 1938, o
criaram imbuidos de certo sentido messianico.
O “Superman”, nasce
então as vesperas da eclosão da segunda guerra mundial, tendo inclusive, muitas
de suas primeiras publicações voltadas ao combate do Nazismo, aparecendo Adolf
Hitler como um inimigo do Homem de Aço.
Estudiosos da origem
do “Superman” tem dito que, para percebermos o “pano de fundo religioso” do
heroi em questão, não precisamos ir muito fundo; uma análise superficial do
enredo, da história do superhomem já deixaria quase tudo evidente.
Em linhas gerais, o
superhomem é descrito como um sujeito que não é deste planeta, nascido então em
um planeta distante chamado Krypton, que ao ser destruido, foi mandado em uma
nave por seus pais Jor – el e Lara, para a Terra para sobreviver. Aqui
chegando, tem de manter em segredo por durante boa parte de sua vida, tanto sua
origem não terraquea, como sua força descomunal.
Kar – el, acaba
caindo em um celeiro, onde por lá permanece sua nave – quase que uma manjedoura
- de uma familia de humildes agricultores, tendo sido criado então por Jonathan
Kent e Martha Kent como um verdadeiro terraqueo de nome Clark Kent. Bom, pode
parecer forçado, mas o paralelo aqui com Jesus parece ser evidente: um homem,
que não é deste mundo, que possui forças além do comum, é enviado de algum
lugar por seus pais biologicos, para ser criado por uma familia adotiva.
Aliás, os próprios
nomes dos personagens kriptonianos tem sido apontados por estudiosos como
reflexo dessa marca judaica na formação da história: o termo “el” dos nomes dos
personagens significaria “Deus” em hebraico, sendo assim, “Jor- El”, pai do
superman, seria o próprio, e Kal – el, teria como significado justamente “filho
de Deus”.
Bom, considerando essas questões, é que
acredito que a película “O Homem de Aço”, dirigida por Zack Snider em 2013,
reforça e procura mais ainda o encontro com essas questões, aprofundando mais ainda
qualquer simbologia religiosa em torno da personagem em questão.
O próprio roteirista
do filme, David Goye, afirmou em uma entrevista:
“O Mito de Moises é outra influência. Superman tem raízes no Novo e também no Velho Testamento. Ele é um personagem messiânico e ao mesmo tempo meio Beowulf, meio Gilgamesh, entre outros heróis clássicos que representam a conciliação entre deuses e nós”.Ao assistir então o filme, tudo isso me pareceu bastante claro. Além de todas essas questões, muitas passagens do filme parecem querer direcionar mais ainda esta ligação de Kal – el com Jesus Cristo. No filme, Clark Kent passa toda a sua vida peregrinando por localidades, por empregos variados, fugindo de seu destino. Quando encontra suas origens, já está com 33 anos, a idade em que Jesus Cristo falecera.
Uma outra passagem
bem interessante do filme se dá quando Clark vai a Igreja pedir conselhos de um
padre, e ao sentar-se na cadeira, sua imagem acaba transpondo a imagem de Jesus
em um vitral das paredes da Igreja, numa cena que deixa então uma analogia
quase que inevitavel.
Outras questões
menores, que para muitos podem parecer forçadas, também aguçam essa questão: a
própria simbologia da barba de Clark, querendo ou não, direciona um pouco até a
imagem caracteristica de Jesus Cristo. Aliás, em boa parte do filme, O Superman
é barbudo, algo inedito nos demais filmes. Numa das principais cenas do filme,
quando Clark desaba no mar, parece haver um certo batismo dele, e o modo como
ele deixa os braços abertos, torna impossivel não achar parecido com a imagem
de Jesus de braços abertos na cruz.
Além de tudo isso,
tem todo o pano de fundo psicologico do filme: o ser diferenciado que de forma
abnegada vive em função do bem para as pessoas. Assim como Jesus, Kal - El na película se entrega em beneficio da humanidade... A luta contra General Zod, que
parece ser uma especie de Lucifer na trama, um ser que se descarregou de sua
“amizade” com Jor – El.
Uma outra questão que
pode ser citada se refere a Jonathan Kent e Martha Kent. Na Bíblia, ao que
parece, quando Jesus inicia a sua vida pública, José, seu pai, bem mais velho
que Maria, já está morto. Na película, Jonathan Kent, um agricultor que também
lida com carpintaria, acaba falecendo antes da revelação de Klark como
superman, ficando somente viva Martha Kent..
Enfim, muitas outras
questões poderiam ser citadas nesse sentido. Assim, “O Homem de Aço” pode ser
apontado como um filme riquissimo em simbolismos, visiveis e latentes, os quais
remontam justamente ao aspecto messianico pensado lá atrás por seus criadores.
Ass: Rafael Costa
Prata
Graduado em História
pela Universidade Federal de Sergipe
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