sábado, 29 de setembro de 2012

Fahrenheit 451: Quando os livros se tornam "subversivos inimigos" do Estado


          Em 1933, quando o Partido Nazista assumiu o poder do Estado Alemão, ocorreu em praça pública, diante de toda a população alemã, um evento de grande teor ideológico chamado Bücherverbrennung”.  Esta longa expressão expressa em sua tradução, uma prática que de certo é até bastante comum no decorrer da história: a chamada “queima de livros”.
         
 A Inquisição, durante o seu apogeu, no limiar da Idade dita “Moderna”, procurava não somente queimar aqueles considerados desviadores de conduta – os hereges – mas como também, enxergava nos livros, os símbolos potenciais daqueles desvios; dai que foi uma prática bastante comum, principalmente na América espanhola, a queima desses livros.
         Em ambos os casos, é a vontade inata de aniquilar qualquer conteúdo que seja considerado subversivo as ideias dominantes que se deseja efetuar; Logo, os livros, obras literárias de todo o gênero, se tornam verdadeiros inimigos do Estado, da Igreja, ou qual for a Instituição de Controle que se verifique a época. 

        
        É com esta premissa histórica que o escritor Ray Bradbury escreve em 1953, um dos maiores clássicos distopicos do século XX: Fahrenheit 451, a temperatura que um livro se arde e se consome.  
         A Obra retrata um futuro não tão distante, em que os livros passam a ser considerados prejudiciais a vida moderna, pois levariam a pensamentos obscuros e desviadores de uma conduta pragmática para se viver em sociedade. Nesse mundo, os bombeiros, cuja profissão exige justamente apagar a manifestação do fogo, assumem paradoxalmente a função de queima-los em praça pública, extirpando-os da população, e em todo caso, prendendo as pessoas que possuem livros escondidos em suas casas.
         



            Essa grande obra literária, foi então transpassada as telas do Cinema no ano de 1966, pelo cineasta francês François Truffaut, de forma excepcional. Na película, assim como no livro, somos levados à ruptura na vida do bombeiro Guy Montag, que passa a se questionar sobre a ordem vigente, sobre a sua profissão, a essência da mesma. Questionando-se sobre isso e outras questões, Guy percebe a inversão dos valores contemporâneos; As pessoas, como a sua própria esposa, satisfazem-se apenas com coisas fúteis, em destaque, uma alienação promovida pela mídia, através dos subterfúgios oferecidos pelos grandes conglomerados televisivos, através de reality shows e etc.
          O Vazio é tão frequente nessa sociedade, que a personagem Mildred Montag, esposa da personagem principal Guy Montag, procura esconder seus medos, só conseguindo dormir através da ingestão de pílulas em grande quantidade, fato que em determinado dia quase a leva ao suicídio. O Curioso é que nesta ocasião, existe um órgão do Estado destinado a remediar tal função: restabelecer a vida física destas pessoas, trocando seu sangue. A esposa de Guy é salva de maneira tão fria, tão burocrática e usual, que demonstra como aquela função era necessária em sociedade, tão comum, era apenas mais uma pessoa a entrar nas estatísticas.

         Enfim, tanto a obra como o filme são de natureza riquíssima, de forma que outras questões poderiam ser aqui citadas, mas para evitar o “maldito spoiler” assim não o farei.            
          Essa postagem vale apenas como uma indicação, uma sugestão para aqueles que se interessem, entre outras tantas coisas que ambos discutem, a refletir sobre o esvaziamento da sociedade contemporânea, e sobretudo o modo como os livros nunca deixarão de ser os verdadeiros recantos da inteligência humana, ainda que vez ou outra, são elevadas ao status de “inimigo outro” das instituições que dominam as esferas do poder em nosso tempo.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...