domingo, 9 de fevereiro de 2014

Top [10] Filmes de Alfred Hithcock

Eis que você se depara então com um enorme desafio, cuja natureza aliás, você procurou fugir a vida toda: listar os melhores filmes de seu cineasta preferido. Como listar apenas dez filmes de alguém tão consagrado e com uma vasta carreira como Alfred Hithcock. Cada um de seus filmes, tanto os da “era inglesa” como os da “era americana”, são um capítulo a parte, uma aula de Cinema. Em mais de 50 anos como diretor, Hithcock produzia praticamente uma película por ano, logo, a minha ingrata e “ousada” missão é a de escolher apenas dez filmes, ou seja, apenas 1/5 de suas obras.
Listas, sempre procuro deixar claro isso, além de pessoais, são injustas e incompletas, pois sempre irá faltar aquele ou aqueles filmes que facilmente poderiam estar na referida listagem.. Mas enfim, vamos a tarefa:

1.    Um corpo que Cai (1958)


Em “Um corpo que Cai” somos levados a história do detetive John Ferguson, que por conta de um trauma antigo, tem um medo enorme de altura. Contratado por um cliente, ele passa então a investigar a rotina de uma bela mulher que, curiosamente, acaba quase sempre frequentando lugares altos, o que força  Ferguson a enfrentar seus maiores medos para solucionar o caso. Como sempre, o fim do filme é absurdamente hithcockiano. Sensacional!

2.    Janela Indiscreta (1954)


É possível fazer um grandíssimo filme apenas com um cenário? Sim, em “Janela Indiscreta”,  Hitchcock demonstra como, apresentando um dos maiores filmes de todos os tempos. Filmado em cenário único, um quarto de apartamento, somos levados a história do fotografo L.B.Jefries, que por causa de uma perna quebrada, é obrigado a passar seu tempo dentro de seu apartamento, tendo apenas como o lazer, o “voyeur” de observar a vida alheia pela janela. Mas é nesse “voyeur” que acaba se deparando com um suposto assassinato.. Enfim, é melhor assistir! Um aula de suspense!

3.    Psicose (1960)


Norman Bates. Eis um dos personagens mais importantes da história do Cinema. Eis Psicose, um grande marco na história do gênero suspense. Trilha sonora, obscuridade, enredo. Em “Psicose” somos levados a história de uma jovem que foge de seu trabalho, levando consigo dinheiro roubado de sua empresa, a qual acaba se hospedando em uma hotelaria bem afastada do grande centro... Assistam!

4.    Rebbeca (1940)


Fica difícil dizer qual dos filmes de Hithcock encontramos a maior reviravolta. Acredito que “Rebbeca” seja um dos principais, se não o principal. O filme é uma mescla de romance, drama, suspense... O Filme conta a história de uma jovem que se casa com um viuvo, e na enorme residência que mora, acaba tendo que lidar com a marcante presença figura da falecida esposa de seu marido...

5.    Os Pássaros (1963)


E se de repente a natureza, não mais que subitamente, se voltasse contra nós?! Eis o eixo central de "Os Pássaros", que narra uma onda, sem explicação, de ataques efetuados por pássaros. Sensacional. Aula de medo, suspense, terror.

6.    Disque M para Matar (1954)


Gênial. Um filme sobre o suposto “plano perfeito”. E quase assim foi. O filme conta a história de um homem que bola um plano para assassinar sua esposa, acaba não dando certo, mas ele improvisa uma nova situação para atingir seu fim.. Fica difícil descrever, melhor assistir!

7.    Festim Diabólico (1948)


Mais uma aula sobre como produzir um grandíssimo filme se utilizando de um único cenário. “Festim diabólico” conta a história de dois arrogantes estudantes de direito que premeditam um suposto crime perfeito, assassinando uma pessoa, e ocultando corpo dentro de seu próprio apartamento. Depois disso montam uma festa e convocam seu principal professor da Faculdade. Um show de tensão, suspense! Sensacional!

8.    A sombra de uma dúvida (1943)



O Filme  tem um dos vilões mais carismáticos da história do cinema: tio Charlie, um sujeito que sobrevive de seduzir e assassinar viúvas. Mas sua “profissão” é desconhecida de sua familia que mora em uma cidade distante de onde ele efetua seus crimes. E é para lá que ele corre, quando passa a ser procurado.. Enfim... Grande clássico!

9.    Interlúdio (1946)


Além de ser um excepcional filme, temos mais gosto em assistir “Interlúdio” por ter sido filmado no Rio de Janeiro. O Filme narra a história de uma mulher que vem ao Rio de Janeiro para investigar as operações de um grupo de nazistas, fugidos no pós – segunda guerra mundial... Muito bom mesmo!

10. Quando fala o coração (1945)


Mais do que um grandíssimo cineasta, Hithcock era um homem que sabia acompanhar as discussões de seu tempo. “Quando fala o coração” é a prova clara disso. O Filme é a marca das discussões da psicanalise da época, flertando diretamente com os escritos de Freud acerca dos sonhos. Muito bom mesmo, suspense do inicio até o fim.

Ass: Rafael Costa Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

4 comentários:

  1. Massa! Adoro "Psicose" e "Festim Diabólico" :D Ainda tenho que ver muitos dele!

    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Valeu Thai! Tô sem acreditar que consegui listar um Top 10 dele! Na verdade seria mais justo um Top30... :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito Janela Indiscreta, que foi o primeiro que vi do mestre. É difícil escolher entre os filmes de Hitchcock, mas meu favorito é Pacto Sinistro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Lê, pra você ver, são tantos filmes ótimos, que tive de deixar Pacto Sinistro, Marnie, Ladrão de Casaca, entre tantos outros, de fora! :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...