sábado, 26 de abril de 2014

[Músicas Históricas] Compreendendo a letra da canção “Wind of Change” (1990) da Banda alemã “Scorpions”


Escrita em 1990 para o CD “Crazy World”, por Klaus Meine, vocalista e cantor da banda alemã Scorpions, a canção “Wind of Change”, ou “Vento de Mudança”, foi resultado do olhar do compositor frente a conjuntura histórica de finais dos anos 1980 e o inicio dos anos 1990, ou seja, o período de mudança que se efetuava em todo o leste europeu, com a gradual queda do regime soviético na Rússia, e de outro modo, a consequente quebra do muro de Berlim, ocorrida justamente pouco tempo antes, em 1989.
Logo, o fio condutor da canção seria um observador – o próprio Klaus Meine – que caminhando passa a observar as mudanças que gradualmente ocorrem nesse momento.  Por conseguinte, nos versos que compõem a canção, Klaus Meine se utiliza de uma serie de simbolismos para afirmar estes ventos de mudanças. Vamos então a análise das estrofes;
Na primeira estrofe da música, temos:
“Eu sigo o Moskva
Até o Parque Gorky
Escuto o vento da mudança
Uma noite de verão em agosto
Soldados caminhando
Escutando o vento da mudança”

       Assim, logo de início, ele cita que ao caminhar pelo Rio Mosvka de encontro com o Parque Gorky, ele já conseguia sentir os ventos de mudança. Ventos de mudança na Rússia, porque tanto o Parque Gorky como o Rio Moskva são símbolos da capital do país soviético, a cidade de Moscow. Então por lá, ele já percebe ainda a presença de soldados, porém sem o tom de outrora, pois os mesmos também estão escutando o anunciar desses ventos de mudança.
        Na segunda estrofe:
“O mundo se fechando
Você já imaginou
Que poderíamos ser tão próximos, como irmãos?
O Futuro está no ar
Posso senti-lo em todo lugar
Soprando com o vento da mudança”

Nessa estrofe, parece clara a alusão ao contexto de divisão característico da famigerada Guerra Fria. Aliás, tanto Klaus Meine, com os demais integrantes da banda, cresceram justamente nesse ambiente dividido da Alemanha, onde desde 1961, figuraria o muro de Berlim, na divisão entre a Alemanha Oriental, de cunho socialista, e a Alemanha Ocidental, de cunho capitalista. E no fim da estrofe é claro, a certeza de que algo está para acabar, dando lugar a algo muito bom futuramente.
       Nas estrofes seguintes:
“Leve-me à magia do momento
Numa noite de glória
Onde as crianças de amanhã sonharão
Com o vento da mudança
Caminhando pela rua
Recordações distantes
Enterradas no passado, para sempre”

      Nestes versos, se reforça o sonho de que este passado de separação entre “irmãos” não se repita nunca mais, que estejam, portanto,“enterradas no passado, para sempre”.
       E por fim, os derradeiros estrofes:

“Leve-me à magia do momento

Numa noite de glória

Onde as crianças compartilham os seus sonhos

Com a mudança
O vento de mudanças sopra diretamente
Na face do tempo
Como uma tempestade que tocará
O sono da liberdade para a paz da mente
Deixe sua balalaika cantar
O que meu violão quer dizer”

      Eis a anunciação das boas novas, e o desejo de sua recepção por todos, alemães com seus violões e os russos com suas características balalaikas, uma viola de três cordas, os quais juntos, cantam a alegria de um novo tempo, do “vento de mudança”.
        Enfim,  “Wind of Change” com certeza se apresenta como uma das músicas político – históricas mais importantes a serem mencionadas. Um paradigma do principiar dos anos 1990, a canção se tornou símbolo da nova fase alemã, sendo até hoje, para além disso, um grande clássico musical. Poucas músicas conseguiram captar tão bem o tempo presente como “Wind of change” em sua época.

Ps. Segue um clipe da música em versão legendada:


Ass: Rafael Costa Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

7 comentários:

  1. Cara não sabia disso, que maneiro. Gostei dessa nova temática aqui no blog. Espero uma contextualização de um bom e velho reggae. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Edinho! A Coluna sobre músicas históricas será permanente. Vou tentar escrever algo sobre alguma música de Reaggae, se possível do velho Marley... XD!

    ResponderExcluir
  3. Gostei das informações sobre a canção dos Scorpions. Tava procurando o significado da música, seu contexto, uma crítica, e acertei em cheio, pra trabalhar em minhas aulas de inglês, dialogando com a disciplina de história. Show!!

    ResponderExcluir
  4. Que b0m saber isso, gosto das musicas do Scorpion e fui procurar o significado da letra.

    ResponderExcluir
  5. Eu também fui procurar o significado da musica gostei muito

    ResponderExcluir
  6. Muito Bacana! A canção ficou ainda mais emocionante depois de conhecer sua história.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua explicação sobre a letra da música.
    Eu era ainda menino quando essa música foi lançada, vivi momentos com as gatinhas da escola ouvindo ela...
    Trazendo a mensagem dessa canção para a realidade que vivemos hoje no Brasil, também precisamos de um vento de mudanças!

    Abraço a todos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...