segunda-feira, 14 de abril de 2014

[TOP10] Melhores Filmes de Stanley Kubrick

Kubrick foi daqueles gênios de natureza reclusa, sem muita pressa em se enquadrar numa certa “produção em escala industrial” de filmes. Em quase 50 anos de carreira, Kubrick nos deixou um legado marcado por pouquíssimos filmes, os quais, no entanto, são“pontuais”, de uma qualidade incomensurável.  Assim, Kubrick somente abandonava a sua, para nos entregar “obras – primas”. Desta maneira, foram apenas treze filmes produzidos no decorrer de quase cinquenta anos de carreira, o que entrega uma película a cada 3,5 anos em média, algo de certa forma raríssimo.
O Resultado nos faz observar uma riqueza absurda de temas, e principalmente, a marca principal do diretor: a controvérsia, a capacidade de abordar sempre temáticas de natureza polêmica, “sem fugir do combate”.
Com esta lista, sempre de natureza subjetiva e pessoal, procuro apresentar aqueles que – praticamente todo os filmes produzidos e dirigidos pelo Kubrick – são os meus prediletos. Vamos a referida lista:

1.      2001: Uma odisseia no espaço (1968)


O Maior filme de ficção cientifica de todos os tempos. A mais bela alegoria sobre a história da humanidade. Muitos poderiam ser os predicativos estendidos a essa que é uma das películas mais fantásticas da história do Cinema. O Filme que descreve a evolução do homem –e sua consequente procura por respostas – através da enigmática participação de um “monólito negro” durante os estágios da evolução humana, é um clássico atemporal. Trilha sonora perfeita, argumento perfeito baseado no conto de Arthur C. Clarke, fotografia perfeita. Aqui tudo é perfeito.

2.      Laranja Mecânica (1971)


Eis a maior das distopias cinematográficas. Um dos filmes mais controversos de todos os tempos – tendo sido proibido a época em uma enormidade de países -, Laranja mecânica é baseado no livro homônimo do escritor Anthony Burgess, e descreve então um futuro não muito distante na qual vive o jovem Alex de Large, o líder de uma gangue juvenil. O Vocabulário próprio, o debate acerca da violência e do descontrole, da alienação e do controle político, são muitas questões, dentre tantas, abordadas por essa película ímpar.

3.      O Iluminado (1980)


Poucos filmes de suspense/terror conseguiram imprimir uma carga de medo e aflição tão grande como “O Iluminado”. Baseado no livro homonimo de Stephen King, a película narra a história de uma familia comum, formada por um casal e uma criança, que passam a ocupar, na tarefa de zeladores, o famigerado Hotel Overlook. Bom, melhor assistir daqui em diante. Loucura, esquizofrênia, medo, traumas, são marcas mais do que certas deste filme.

4.      Dr.fantástico (1964)


A Sátira mais inteligente, controversa e rica sobre os conturbados anos de Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a U.R.S.S viviam em um conflito ideológico e prático, que acabava por entregar ao mundo, um tempo de insegurança.  Em “Dr.Fantástico”, Kubrick satiriza justamente essas questões, focalizando as ações governamentais, a loucura de um possível “confronto nuclear”, dentre outras questões.

5.      Nascido para matar (1987)


Filme já discutido neste blog, “Nascido para Matar” é o clássico imbatível sobre a famigerada Guerra do Vietnã. Aqui Kubrick descreve as cruezas e friezas de uma guerra insana, demonstrando o processo de desmoronamento mental que é comum aos soldados, principalmente durante o insano processo de treinamento a que costumam passar.

6.      Lolita (1962)


Discutir sexualidade precoce ainda hoje, as vezes, se apresenta como uma temática conturbada, imagine dentro da sociedade americana nos anos 1960. Baseado na obra homonima do escritor russo Vladimir Nabokov, “Lolita” chocou a sociedade americana nas lides dos anos 1960, ao contar a história de uma jovem menina que se apaixona e passa a assediar o seu padrasto, e por fim, por conta do relacionamento amoroso que passa a existir entre eles. O Filme causou enorme polêmica justamente por conta dos debates em torno de uma suposta pedofilia, contida ou não no filme.

7.      Spartacus (1960)


Grande épico histórico da filmografia de Kubrick, “Spartacus” narra justamente a vida de guerras, escravidão e liberdade do famoso lutador romano Spartacus. Com grandes cenários, uma ação do inicio ao fim, vale muito ser visto.


8.      Gloria feita de sangue (1957)



Grande filme sobre a Primeira Guerra Mundial, esta película baseada em romance homônimo de Humphey Cobb, conta a história do controverso coronel francês Dax que ao ordenar um ataque surpresa as tropas alemãs, leva as sua fileiras a uma derrota total. No entanto, se exime da culpa, e escolhe três soldados que são levantados a culpados. Enfim, muito bom filme.

9.      O grande golpe ( 1956)


Aqui o jovem cineasta, a época aos 28 anos de idade, nos entrega um belíssimo filme noir. O Filme conta a história de um ex – presidiário que constroe o dito “plano sem erros” que terá como resultado o ganho de 2 milhões de dólares. No entanto, algo acaba dando errado... Noir total!

10. De olhos bem fechados (1999)




Infelizmente, esta película foi a última produzida e dirigida por Kubrick, que falecera pouco depois de sua feitura. Mas como costume, para fechar com chave de ouro, Kubrick nos entrega um outro filme polêmico; De Olhos Bem fechados conta uma enigmatica história de envolvimentos sexuais envolvendo um médico e sua esposa, que acabam adentrando a um misterioso mundo de orgias envolvendo membros da alta sociedade.

Ass: Rafael Costa Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...