quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O Filme “proibido” do comediante Jerry Lewis: “O Dia em que o palhaço chorou” (1972)

        
          Não precisamos ratificar o óbvio: Jerry Lewis (1926-2017) foi um dos maiores comediantes da história do cinema. Seus inconfundíveis personagens, sempre marcados por suas condutas desastradas e por nutrirem sempre uma profunda ingenuidade diante das mazelas e das corrupções do mundo, marcaram o gênero da comédia cinematográfica, principalmente durante as décadas de 1950-1970. Filmes como “O Mensageiro Trapalhão” (1960), “O Terror das Mulheres” (1961), “O Professor Aloprado” (1963), dentre outros, obtiveram um enorme sucesso de crítica e de público, alavancando ainda mais o sucesso de Jerry Lewis como um dos maiores cômicos de sua época e certamente de toda a história do cinema.

Jerry Lewis em "O Professor Aloprado" (1963)

         A emergência dos anos 1970 traria, no entanto, a ocorrência de um acontecimento marcante na carreira de Lewis: o arquivamento de um filme por vontade própria.
Tudo começou quando Lewis, no auge, passou então a procurar roteiros de filmes que fugissem bastante de tudo aquilo que havia produzido, dirigido e atuado em sua carreira. Como consequência desse expediente, o comediante acabou entrando em contato com um argumento fílmico produzido por Joan O´Brien e Charles Denton, sob o título de The Day the Clown Cried,  em suma, O Dia em que o Palhaço Chorou.
         Ao ler o argumento, o comediante não teve dúvidas: se trataria de algo inédito em sua carreira. Até então acostumado com a produção de  comédias urbanas, o comediante então vislumbrara a oportunidade de produzir e atuar em um filme de comédia dramática ambientada em um contexto histórico recentemente vivenciado.
         Tratava-se da possibilidade de reprodução da história de um palhaço chamado Helmut Doork que, vivendo durante os anos da Segunda Guerra Mundial, acaba sendo confinado em um campo de concentração após efetuar gozações frente à figura de Adolf Hitler. Não satisfeitos com a punição, os chefes do campo de concentração impõem como função primordial desse palhaço, o dever de entreter as crianças judias em seus percursos até as câmaras de gás.
         Empolgado com a possibilidade de rodagem deste filme que alteraria os rumos de sua carreira, o comediante Jerry Lewis passou então a se preparar para a atuação, passando então a visitar alguns dos campos de concentração do regime nazista, como o de Aushwitz e Dachau.

Jerry Lewis durante a gravação de O Dia em que o Palhaço chorou.

         Tudo estava preparado. O Filme passou a ser rodado então a partir do ano de 1972. Porém, com o passar dos dias de filmagem, o comediante Jerry Lewis acabou sendo acometido de um forte sentimento de arrependimento. Passou a considerar uma “péssima ideia” a realização da película em questão. Como tratar de um tema tão dolorido como o holocausto por meio da comédia?!
         O filme foi então abruptamente interrompido e arquivado por Jerry Lewis. À vista disso, se tornou também uma espécie de “assunto proibido” nas entrevistas e conversações travadas perante o comediante. Em uma entrevista recentemente dada, em 2013, no Festival de Cannes, o comediante Jerry Lewis, quando indagado sobre a misteriosa e inacabada película, respondera que: “É mau, mau, mau. Poderia ter sido poderoso, mas escorreguei”.
         A desilusão de Jerry Lewis com a película se fazia de tal grandeza que o próprio proibiu a sua reprodução durante a sua vida. Mesmo após ceder uma cópia do filme a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Jerry Lewis determinara que o filme somente poderia ser aberto ao público após dez anos de sua morte.

Jerry Lewis durante a realização do filme. 

         Jerry Lewis falecera em 2017, aos 91 anos de idade, por conta de uma doença cardiovascular. É possível que em 2027 tenhamos a oportunidade de assistirmos a esta tão polêmica obra cinematográfica produzida pelo comediante em questão.
Há quem diga que o que Lewis fizera não se distanciara do que Roberto Benigni orquestrara no seu “A Vida é Bela”(1997), quando o diretor e ator se utilizara da comédia para contar a história de um pai que procura, a todo custo, criar um ambiente lúdico de jogos e brincadeiras para o seu pequeno filho, a fim de distanciá-lo dos horrores da guerra.

O Dia em que o Palhaço chorou.

Resta aguardar o ano de 2027. Mas fica a pergunta em questão: é possível trabalhar temas tão profundos, complicados e doloridos através do artifício da comédia? Trata-se de um erro? Uma falta de respeito? Ou não?

Ass. Rafael Prata
Doutorando em História na Universidade Federal de Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...