quarta-feira, 25 de julho de 2012

As Múltiplas faces de Cleópatra no Cinema: Haja beleza!


           Certamente algumas personagens históricas continuam a seduzir o público expectador, haja vista que, continuamente, ano após ano, década após década, inúmeras películas continuam sendo produzidas em torno destas personagens, revisitando seus dramas, seus romances, etc.
        Uma figura histórica bem “batida” no Cinema é a eterna musa egípcia: Cleópatra.  A grande rainha egípcia e o seu triangulo amoroso com Júlio Cesar e Marco Antônio tem sido constantemente “reinterpretado” em filmes românticos, dramas, épicos, etc, que procuram obviamente na interpretação de grandes e belas atrizes, a representação de uma Cleópatra poderosa, e noutro ponto, incrivelmente bela e sensual.


     
 O Primeiro grande filme sobre Cleópatra foi levado às telas em 1917, em um drama mudo, protagonizado pela atriz Theda Bara. O Filme que hoje é considerado perdido foi um verdadeiro épico para a época, contando com grandes e ricas vestimentas para a musa, e cenários bastante caros para seu momento de produção. Seguindo esta linha, outras grandes películas foram produzidas em torno da mesma. Destacarei algumas:
  


Em 1934, a musa volta através do épico de Cecil de Mille, sendo interpretada pela grande atriz Claudette Colbert. 



... em 1945, é Vivien Leigh quem interpreta Cleópatra no clássico “Cleópatra e Marco Antônio”.  



 Em uma película não tão conhecida, Sophia Loren também deu as caras como Cleópatra, no filme italiano “Duas Noites com Cleópatra” do ano de 1953.

         Porém, não há como negar que a figura desta musa foi imortalizada no Cinema, naquele que é talvez o maior épico produzido, o clássico “Cleópatra” de 1963, dirigido por Joseph Mankiewitz, cuja personagem central foi interpretada por Elisabeth Taylor.  Foi nesse filme, aliás, que, Liz Taylor conheceu seu marido Richard Burton, que interpretara no filme o personagem Marco Antônio.


         Este clássico de 1963 exigiu os maiores esforços épicos da época, contando com o maior numero de figurantes, de criação de vestimentas, recriação de cenários de época, enfim, o gasto foi exorbitante, e paradoxalmente, o resultado esperado não foi obtido. Apesar de ser um clássico, o filme não obteve tanto sucesso a época, dando um sensível prejuízo a seus produtores.
          

       Outras produções mais peculiares também ousaram em representar Cleópatra. A comédia “Asterix e Obelix: Missão Cleópatra” de 2001, escalou a bela atriz Monica Belluci nesse papel.



 Curiosamente, um filme nacional, também ousou neste sentido. O Filme “Cleópatra” de 2007, conta com Alessandra Negrini no papel desta sensual personagem.


 Enfim, poderíamos ter citado tantos outros filmes, mas a nossa intenção foi apenas destacar alguns desses clássicos, e, sobretudo, as belas atrizes que encabeçaram estas produções. Haja Beleza!

2 comentários:

  1. Não nego que entre as películas citadas só assisti a de 1963 (Cleópatra)com a diva master Liz Taylor. Mas, [e como sempre tem um "mas"] mesmo não tendo assisto o filme a minha Cleópatra gostosona preferida é Sophia Loren (super subjetivo! Gosto dela e pronto...).
    PS: Fez com um gosto danado essa postagem neh Senhor Rafael Prata???

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. É claro! Com todo o gosto do mundo! Dificil escolher a mais bonita destas. Também sou fã de Sophia Loren... XD XD XD XD!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...