quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mistério em Holywood: O “Suicídio” do Super - Homem


O Homem de Aço: Indestrutível e Invencível. Sua única fraqueza era a presença da Kryptonita que lhe retirava as forças, colocando-o em risco de vida. É curioso pensar que a vida de um artista que interpretara por quase dez anos a esta personagem, tenha sido concluída com um suicídio. 

Georges Reeves, um modesto ator de Cinema, durante os anos 1940, alçaria voos mais altos, justamente ao ser convidado para interpretar, a partir do ano de 1951, ao personagem em questão: O Super – Homem. A partir daquele ano, Georges Reeves, se tornaria famoso em todo o mundo, protagonizando o seriado de enorme sucesso, chamado “Adventures of Super Man”.
A Serie ficou no Ar por quase sete anos, tendo Reeves protagonizando cerca de 102 capítulos. Entretanto, foi cancelada no ano de 1958, quando a audiência já começava a entrar em declínio.
        Durante o auge da serie, Reeve se tornou celebridade instantânea, não somente entre os aficionados da serie, mas em especial, entre as mulheres, residindo ai, ao que parece, o principio daquilo que se tornaria o seu efeito kryptonita, sua morte.

         Acontece que, em Junho de 1959, pouco mais de um ano após o cancelamento da serie, George Reeves foi encontrado morto dentro de sua casa em Los Angeles, acometido de um tiro na cabeça. A opinião pública de imediato passou a divulgar a hipótese – que realmente, parecia a mais obvia a se conjecturar – de que o ator teria cometido o suicídio, por conta de uma depressão causada pelo cancelamento da serie, que lhe retirara então todo o glamour a que se acostumara. Aponta-se também que, pelo fato de sua imagem ter estado muito associada à figura do Super – Homem, Reeves não conseguia encontrar papeis significativos em outras empreitadas, o que o colocara em desespero.
Está hipótese é curiosa, pois, algo do tipo aconteceu com o ator Jim Caviezel, que ao interpretar Jesus Cristo na película de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, do ano de 2004, passou a reclamar do esquecimento a que estava sendo acometido, em virtude justamente de sua imagem está muito ligada a aquele personagem em questão. Caviezel praticamente fez um apelo na Mídia para que lhe fosse dada mais oportunidades novamente. O Esquecimento aconteceu não por uma má atuação – muito pelo contrário – mas justamente porque a boa atuação acaba ligando muito o ator a personagem, de forma que é de costume no Cinema, que os produtores releguem alguns atores um certo tempo, até que tal efeito suma.
Enfim, por estes motivos, o suicídio foi apontado como a causa da morte de Reeve, o que foi reforçado graças ao fato de que o ator já tinha tentado outras vezes o mesmo ato, e tinha um forte histórico de família.

Entretanto, quem estava próximo ao ator, custava a acreditar nessa hipótese, e como tal, costumava apontar uma outra hipótese, mais obscura em torno de sua morte: Reeve teria sido assassinado, a mando de um grande executivo da MGM. E.J. Manix, ao descobrir que Reeve teria um caso com sua esposa, Toni Manix, teria ordenado o assassinato do ator, com um modus operandi que orientasse justamente ao pensamento do suicídio.
Em 2006, foi rodado o filme “Hollywoodland”, onde o ator Ben Affleck, interpreta justamente Georges Reeves, nesta película que procura discutir os acontecimentos e os meandros da morte do ator.
Até hoje, sua morte encontra controvérsias...

Ps: Segue abaixo um pequeno video da abertura do seriado.


Ass: Rafael Costa Prata
Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...