sábado, 28 de dezembro de 2013

O Homem de aço (2013): os paralelos e simbolismos entre o Superman e Jesus Cristo

Antes de tudo, preciso deixar claro que não sou especialista em HQs. Sou bastante leigo, aliás, por isso de antemão, já peço desculpas por qualquer equivoco.. Certa vez li em algum local que no ato de criação do personagem “Superman”, seus criadores, os judeus Joe Schuster e Jerry Siegel, lá no distante ano de 1938, o criaram imbuidos de certo sentido messianico.
O “Superman”, nasce então as vesperas da eclosão da segunda guerra mundial, tendo inclusive, muitas de suas primeiras publicações voltadas ao combate do Nazismo, aparecendo Adolf Hitler como um inimigo do Homem de Aço.
Estudiosos da origem do “Superman” tem dito que, para percebermos o “pano de fundo religioso” do heroi em questão, não precisamos ir muito fundo; uma análise superficial do enredo, da história do superhomem já deixaria quase tudo evidente.
Em linhas gerais, o superhomem é descrito como um sujeito que não é deste planeta, nascido então em um planeta distante chamado Krypton, que ao ser destruido, foi mandado em uma nave por seus pais Jor – el e Lara, para a Terra para sobreviver. Aqui chegando, tem de manter em segredo por durante boa parte de sua vida, tanto sua origem não terraquea, como sua força descomunal.

Kar – el, acaba caindo em um celeiro, onde por lá permanece sua nave – quase que uma manjedoura - de uma familia de humildes agricultores, tendo sido criado então por Jonathan Kent e Martha Kent como um verdadeiro terraqueo de nome Clark Kent. Bom, pode parecer forçado, mas o paralelo aqui com Jesus parece ser evidente: um homem, que não é deste mundo, que possui forças além do comum, é enviado de algum lugar por seus pais biologicos, para ser criado por uma familia adotiva.
Aliás, os próprios nomes dos personagens kriptonianos tem sido apontados por estudiosos como reflexo dessa marca judaica na formação da história: o termo “el” dos nomes dos personagens significaria “Deus” em hebraico, sendo assim, “Jor- El”, pai do superman, seria o próprio, e Kal – el, teria como significado justamente “filho de Deus”. 
 Bom, considerando essas questões, é que acredito que a película “O Homem de Aço”, dirigida por Zack Snider em 2013, reforça e procura mais ainda o encontro com essas questões, aprofundando mais ainda qualquer simbologia religiosa em torno da personagem em questão.
O próprio roteirista do filme, David Goye, afirmou em uma entrevista: 
“O Mito de Moises é outra influência. Superman tem raízes no Novo e também no Velho Testamento. Ele é um personagem messiânico e ao mesmo tempo meio Beowulf, meio Gilgamesh, entre outros heróis clássicos que representam a conciliação entre deuses e nós”.
         Ao assistir então o filme, tudo isso me pareceu bastante claro. Além de todas essas questões, muitas passagens do filme parecem querer direcionar mais ainda esta ligação de Kal – el com Jesus Cristo. No filme, Clark Kent passa toda a sua vida peregrinando por localidades, por empregos variados, fugindo de seu destino. Quando encontra suas origens, já está com 33 anos, a idade em que Jesus Cristo falecera.


Uma outra passagem bem interessante do filme se dá quando Clark vai a Igreja pedir conselhos de um padre, e ao sentar-se na cadeira, sua imagem acaba transpondo a imagem de Jesus em um vitral das paredes da Igreja, numa cena que deixa então uma analogia quase que inevitavel.

Outras questões menores, que para muitos podem parecer forçadas, também aguçam essa questão: a própria simbologia da barba de Clark, querendo ou não, direciona um pouco até a imagem caracteristica de Jesus Cristo. Aliás, em boa parte do filme, O Superman é barbudo, algo inedito nos demais filmes. Numa das principais cenas do filme, quando Clark desaba no mar, parece haver um certo batismo dele, e o modo como ele deixa os braços abertos, torna impossivel não achar parecido com a imagem de Jesus de braços abertos na cruz.

Além de tudo isso, tem todo o pano de fundo psicologico do filme: o ser diferenciado que de forma abnegada vive em função do bem para as pessoas. Assim como Jesus, Kal - El na película se entrega em beneficio da humanidade... A luta contra General Zod, que parece ser uma especie de Lucifer na trama, um ser que se descarregou de sua “amizade” com Jor – El.
Uma outra questão que pode ser citada se refere a Jonathan Kent e Martha Kent. Na Bíblia, ao que parece, quando Jesus inicia a sua vida pública, José, seu pai, bem mais velho que Maria, já está morto. Na película, Jonathan Kent, um agricultor que também lida com carpintaria, acaba falecendo antes da revelação de Klark como superman, ficando somente viva Martha Kent..
Enfim, muitas outras questões poderiam ser citadas nesse sentido. Assim, “O Homem de Aço” pode ser apontado como um filme riquissimo em simbolismos, visiveis e latentes, os quais remontam justamente ao aspecto messianico pensado lá atrás por seus criadores.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...