terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"The Kiss" (1896): o beijo mais polêmico da história do Cinema!

       Quando os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo em 1896, o trabalho consistiu no trabalho de aperfeiçoamento do cinetoscópio inventado por Thomas Edison um ano antes, ou seja, em 1895. Curiosamente, o pai do cinetoscópio e do telefone, Thomas Edison, ajudou também a produzir aquele que talvez seja a primeira grande obra polêmica da história do Cinema: "The Kiss", ou “O Beijo”, o primeiro beijo a ser filmado para as telas do Cinema.

Com pouco menos de 30 segundos, a cena reproduz um beijo entre a atriz May Irvin e o ator John Rice, o bastante para causar um rebuliço na sociedade. Há de se pensar que, até aquele presente momento, manifestações de carinho/amor se manifestavam geralmente em ambientes fechados, na presença do lar, de maneira que a reprodução de algo tão “intimo” acabou chocando na época.
    
     Esta cena foi gravada justamente por Thomas Edison que logo de cara reproduziu esse “tabu”, que ao que se conta conseguiu revoltar boa parte das plateias que consideraram a cena um verdadeiro ultraje. O pequeno curta experimental, e principalmente a sua recepção, nos ajudam assim a compreender o comportamento e a mentalidade de uma época, no caso, o nascer do século XX.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Um comentário:

  1. Sou prof de História e Sociologia, nestes tempos particular, e, no caso do Brasil, duplamente sombrios, vou tentar encaixar esse curta em nosso trabalho. Grata.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...