quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Orfeu negro (1959): o único filme “brasileiro” a ganhar um Oscar

O Filme foi baseado na peça teatral “Orfeu da Conceição” de Vinicius de Moraes, o qual junto com Tom Jobim construiu também a trilha sonora da película. O Cenário é uma favela no Rio de Janeiro, habitada por personagens interpretados por atores e atrizes de nosso país.
Ao participar do Oscar no ano de 1960, a película “Orfeu Negro” foi agraciado com o prêmio de “Melhor filme estrangeiro”. Teria o Brasil conseguido ganhar a sua primeira estatueta?
Não, porque a película foi considerada uma produção francesa por parte da acadêmia. Isso porque, além de contar com um diretor francês, o renomado Marcel Camus, foi da França de onde vieram as principais fontes capitais de investimento do filme, como também toda a equipe técnica de gravação.
Em linhas gerais, “Orfeu Negro” conta a história de uma jovem retirante nordestina, que parte para o Rio de Janeiro e acaba morando então numa favela carioca. Lá apaixona-se por Orfeu e acaba tendo com um ele um amor platônico e de fim triste.
O Filme, além de ganhar o Oscar de Melhor filme estrangeiro, também levou a Palma de Ouro em Cannes.  Ainda que não tenha sido creditado o Oscar para o Brasil, o filme “Orfeu Negro” é um clássico produzido em nosso país de uma riqueza indescritivel. As imagens do carnaval carioca no nascer dos anos 1960, o uso da bossa nova, entre outras questões, imortalizou e consagrou a imagem do Rio de Janeiro fora de nosso país.

Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...