sábado, 28 de setembro de 2013

Howard Hughes: os “delirios bélicos” do milionario cineasta da aviação


Aos 20 anos de idade, ele já era um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. Porém também já era orfão. Seus pais lhe deixaram o controle da Hughes Tool Company, uma empresa que desenvolvia maquinarios para exploração petrolifera. Diferente de muitos jovens herdeiros, Hughes não deixou os encargos de sua herança em mãos de terceiros; muito pelo contrário, assumiu total controle de sua empresa, apesar da pouca idade. De imediato, procurou dar inicio a sua investida em uma de suas fixações: o Cinema.
Nos primeiros cinco anos, ajudou na produção de pequenos filmes, até que em 1930 seu nome foi alçado a fama em Hoolywood. Com a produção da película “Hells Angels”, na qual homenageava a atuação dos pilotos da Royal Air Force durante a Primeira Guerra Mundial, Hughes consegue unir num mesmo plano, duas das suas maiores paixôes: o cinema e a aviação.
E a película foi um sucesso que se deve em grande parte ao fato de que este, foi a época, o maior investimento de produção em torno de filme. Hughes gastara quase 4 milhões de dolares na produção do mesmo, algo de certa forma impensavel para a época. Ao mesmo tempo que Hughes produzia e dirigia seus filmes, também procurava desenvolver mais  a sua aptidão para a engenharia. Hughes foi um prodigio desde sempre, tendo aprendido sozinho toda as artimanhas das engenharias da área.
Foi durante o decorrer dos anos 1930 então, que Hughes se aproximou do governo norte – americano, quando passou a desenvolver projetos de aviões para o exercito americano. Mas essa aliança só lhe trouxe frustração e tragédias. Ao desenvolver o avião espião XF-11, Hughes quase morreu, pois ao testar o avião, este caiu nas cercanias de Bervelly Hills.
Entretanto sua maior frustração se deu frente a construção do Hercules, praticamente um Titanic aereo projetado por ele. Gigantesco, o Hercules fora projetado como um Hidroavião destinado a transporte de tropas e mercadorias. Era feito de madeira e a sua envergadura era inigualavel... Só que o mesmo só conseguiu ser finalizado após a guerra, e Hughes não conseguiu então completar nenhum de seus projetos frente ao governo americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...