domingo, 20 de outubro de 2013

Quando o terror invadiu os lares americanos: Orson Welles e a transmissão radiofonica da “Guerra dos Mundos”



Ele tinha 23 anos. Mas já exibia seu talento extraordinário para a dramatização. E foi assim que Orson Welles arrancou gritos e provocou um medo intenso nos lares americanos por meio do rádio. O Motivo: uma encenação dramática. A CBS, radio na qual Orson trabalhava, havia lhe pedido um programa semanal voltado a narração de histórias. E foi ai que o grande Orson soltou sua cartada: a transmissão da “Guerra dos Mundos”, obra de H.G.Well, a qual descreve uma desastrosa invasão alienígena para os terráqueos.
Antes de contar o fato, pensemos no poder que o rádio possuía numa época em que, além deste ser o principal meio de comunicação, a verificação e a velocidade de informações não corria tão rápido como nos dias atuais. Para “desmascararmos” um evento fictício hoje em dia, é rapidíssimo, basta olharmos na Internet. Na época, não era.
Enfim, foi ai então que Welles orquestrou seu drama; Ao invés de narrar a obra, demonstrando que aquela seria uma pura e simples narração, preferiu não mais que repentinamente, iniciar a transmissão como se fosse um “furo de noticia” da rádio: uma invasão alienígena.



No meio da transmissão, os atores se transformaram em supostos repórteres que estavam no meio da invasão. Detalhes dos ets eram ditos com emoção, e a população norte – americana, da incredulidade inicial foi realmente entrando no jogo da história.
Ao fim de tudo, o estrago foi enorme: a população realmente acreditou na história. O Medo se espalhou e a CBS teve de pagar uma multa altíssima pela encenação. Porém, Welles, desse caso em diante, se tornou o gênio que se veria adiante. E isso nunca foi encenação. 



Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...