terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cinema de Rua: Uma nostalgia por uma época que não vivi...

          Não nasci na época. Infelizmente. Mas imagino que deva ter sido um período muito legal. As únicas impressões que tive vieram justamente do imaginário criado pelos filmes. Filmes americanos. Cenas onde pessoas caminham nas ruas em direção a eles: os cinemas de rua. 
         Acredito que deviam ser poucas salas. Salas não tão grandes. Na faixada do cinema, os cartazes dos grandes filmes exibidos no momento com alguma grande luz para iluminá-los. “Casablanca” talvez. Quem sabe “E o vento levou”. Outros tempos.
         O Cinema deixou de ser de rua. Passou a ser de “shooping”. Não está mais na avenida, ou na pequena rua. Agora se encontra em uma “viela” dos shoopings. Grandes centros comerciais. Grandes empresas. Não dá pra ir ao Cinema, sem ter que entrar no shooping. Talvez aquele casal só quisesse ir ao Cinema, sem necessariamente se bater com a infindavel quantidade de lojas e o barulho dos shoopings.
        
http://aracajuantigga.blogspot.com.br/
Mas não dá. Os tempos mudam, a realidade é outra é claro. Tem que se conformar. Nostalgia chata? Quem sabe... Pode até ser. Mas deve ter sido uma época legal.. Aqui em Aracaju tivemos o Cinema Rio Branco, fundado em 1905, localizado na antiga Rua João Pessoa, onde foram exibidos grandes clássicos do cinema mudo, inclusive, com acompanhamento musical, e filmes falados também. Não foi  o único... Também tivemos o Cine Palace, o Cine Aracaju, o Cine Universal dentre outros..
         Deve ter sido realmente uma época boa.. Tenho a nostalgia por algo que não vi e vivi!

           Ass: Rafael Costa Prata
           Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

Um comentário:

  1. Eu me sinto exatamente assim! Quando meu pai me conta sobre as idas dele ao cinema,na época da sua infância, me bate uma invejinha até :p rsrs Mas quem sabe né? Acho difícil essa realidade mudar. Percebe-se pela tentativa de reativação do "Cine Vitória". Muito pouco frequentado e a divulgação não é muito "forte" :/

    Beijoooos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...