quinta-feira, 10 de abril de 2014

O “Renascimento” dos filmes bíblicos em 2014: Hollywood reencontra um antigo filão de sucesso

Por durante muito tempo, os chamados “filmes bíblicos” compuseram um dos gêneros cinematográficos mais importantes e explorados pela industria do Cinema, inclusive, a hollywoodiana. Grandes clássicos, como “O Rei dos Reis” (1927) e “Os dez mandamentos” (1956) de Cecil de Mille, entre outros tantos, fizeram enorme sucesso, garantindo a entrada de grandíssimas divisas as suas produtoras.
 No entanto, nos últimos tempos, a temática já não estava sendo tão explorada. É claro que, ora ou outra, respingava algum filme, como “A Paixão de Cristo” (2004) de Mel Gibson, mas no geral, ao que parece, até por uma necessidade de “descanso” das clássicas histórias procuradas, esse gênero acabou sendo deixado um pouco mais a margem.
Porém, o ano de 2014, e principalmente os anos que virão, parecem ser um período de “renascimento” do gênero, haja vista que uma serie de filmes tem sido produzidos e uma outra gama tem sido ventilados como certos para os anos seguintes, pela industria hollywoodiana.

Logo de imediato podemos citar o caso da película “Noé”(2014), do diretor Darren Aranovsky, que ao “reconstruir” a história clássica de Noé e sua arca, conta com um estrelado elenco hollywoodiano, em destaque, Russel Crowe, Jennifer Connelly e Anthony Hopkins, num filme com uma roupagem bastante “moderna”, na qual a história é recontada sob um ponto de vista de muita ação, guerra e toda ordem de conflitos.
Outra grande personagem da Bíblia também está retornando as telinhas: Moisés. E será nas mãos de um outro grande diretor: Ridley Scott. O Filme “Exodus”, que está previsto para dezembro deste dito ano de 2014, contará a clássica história de Moisés, o qual será interpretado pelo premiado Christian Bale. O elenco aqui também é grandioso, contando com as participações de Joel Edgerton, John Tuturro e Ben Kingsley.

Cena do filme "Exodus" sobre a figura de Moisés.

Enfim, ao que se consta uma enormidade de películas com temática bíblica entrarão em cartaz no ano de 2015, aspecto que, de certa maneira, demonstra que tem se iniciado um “renascimento” da temática em questão, após um necessário e merecido descanso as clássicas histórias.

Ass: Rafael Costa Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Um comentário:

  1. Em 2016 um filme foi lançado um bom filme chamado Ressurreição/Risen. O filme fala de Jesus como um homem julgado por um soldado do Império Romano (joseph fiennes), e acabar com a possibilidade de humano e celestial sendo deixada em aberto. Espero que gostem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...