quarta-feira, 25 de junho de 2014

[TOP10] Os Melhores Filmes e Documentários sobre Futebol

Em clima de Copa do Mundo, o ápice dos eventos futebolísticos, apresento nessa postagem, uma lista com filmes e documentários sobre Futebol. Como toda lista é limitada e subjetiva, apresento então os filmes e documentários a que pude assistir e mais me agradaram.

Segue as indicações:

1.   Todos os corações do Mundo (1995)


Não teria como não listá-lo em primeiro lugar. Cresci assistindo a esse grande documentário.  Trata-se do  "Documentário oficial da Copa do Mundo de 1994”, na qual o Brasil tornou-se tetracampeão. Além dos jogos, conhecemos as culturas dos países envolvidos, imagens de bastidores das partidas e muitas outras curiosidades.
A Trilha sonora e a edição das imagens do documentário é perfeita. As músicas acabam construindo todo um ambiente de suspense em torno dos jogos, habilidade esta que ficou a cargo do grande maestro húngaro Lazlo Griffin. Apesar desta Copa não ter sido das melhores, o filme consegue criar toda uma carga de dramaticidade. Enfim, dificilmente algum outro documentário sobre Futebol conseguirá chegar aos pés deste, na minha opinião. Aliás, poucos sabem, mas a direção do documentário é do brasileiro Murilo Salles.
Uma cena em especial se destaca no filme. É quando, antes de se iniciar a final entre Brasil e Itália, o atacante italiano Roberto Baggio está encarando o baixinho Romario. Perfeita a cena. Destaca-se também a homenagem póstuma ao zagueiro colombiano Escobar, que acabou sendo assassinado após a eliminação de sua seleção da copa.

2.   O Milagre de Berna (2003)


A Maior reconstituição de época do passado futebolístico a que pude assistir. Tudo é idêntico, dos fardamentos, a chamada “bola de capotão” até o chute do atacante alemão que daria o titulo a Alemanha na copa de 1954. Trabalho mais do que minucioso. Enfim,  o filme centra-se na figura de um garoto apaixonado por futebol e amigo de um jogador da seleção da Alemanha, que vê seu pai voltar traumatizado da União Soviética, onde ainda era um prisioneiro de guerra. O auge do filme é a final da Copa do Mundo da Suíça em 1954, quando a Alemanha venceu a poderosa Hungria na final. A película consegue unir drama, humanidade e futebol numa mesma perspectiva. A Recriação da copa de 1954 é perfeita, cenas idênticas, é claro com alguns tons fictícios, mas o filme tem o grande mérito de também retratar a situação do pós-guerra em que vivia o mundo, cheio de angustias e medos.

3.   Heleno (2012)


Heleno com certeza foi o melhor jogador do mundo durante os anos 1940. Infelizmente, durante o seu auge, não tivemos Copas do Mundo, pois por conta da Segunda Grande Guerra Mundial, o evento foi cancelado durante os anos de 1942 e 1946, justamente o seu auge. Quando a Copa “voltou”, em 1950, Heleno já estava sucumbindo na sua sífilis.  Galã, advogado, egocêntrico e cracaço de bola, Heleno teve sua biografia levada as telas nessa película que descreve o seu auge no Botafogo, suas passagens pela seleção brasileira, seu temperamento absurdamente explosivo, a força das doenças que lhe deterioraram, e seu fim. Vale muito assistir! Belíssimo filme! Grande atuação de Rodrigo Santoro no papel do temperamental atacante!

4.   Garrincha – A alegria do povo (1962)



Recentemente, em meio a essa Copa do Mundo, perguntaram ao grande atacante holandês, Robin Van Persie, qual era o seu grande ídolo. Sua resposta, para o espanto do jornalista, foi: Garrincha. Van Persie é um jogador novo, certamente não assistiu aos grandes jogos de Garrincha, mas sua admiração nasceu pelo fato de que, durante sua infância, assistira convulsivamente ao documentário “Garrincha – A alegria do povo” onde são demonstradas as diabruras do “anjo das pernas tortas” pelo Botafogo e pela seleção brasileira! Grande documentário do cineasta Joaquin Pedro de Andrade!


5.   Boleiros – Era uma vez o Futebol (1998)



Clima de Bar. Conversa de Buteco. Conversas, brigas acaloradas. Eis um grande filme sobre o pós – jogo e sobre as grandes histórias e lendas da bola. Nesse clássico nacional de Ugo Giorgetti somos levados a um bar de São Paulo onde um grupo de ex-jogadores de futebol se reúne, quase todas as tardes, para falar dos casos acontecidos nos seus tempos de jogadores. Conta-se sobre aquele lance que o juiz ladrão tirou do nosso time, aquele gol contra do zagueiro brucutu, aquela maria chuteira... etc.. Grande sacada de Ugo Giorgetti.

6.   Duelo de Campeões (2005)


Eis uma película pouquíssimo conhecida, ambientada em um cenário bastante conhecido por nós: a Copa do Mundo de 1950. O Filme, que lembra muito “O Milagre de Berna”, narra a história da também milagrosa vitória da seleção americana frente a Inglaterra na Copa do Mundo de 1950. Com um time de amadores, a seleção americana, pouco dotada da técnica futebolística, conseguiu assim, para assombro de todos, vencer uma das grandes potências da época. O ator hollywoodiano Gerard Butler, o mesmo do sucesso “300”, interpreta o herói americano Frank Borghi. Filme bem interessante! Um outro lado da Copa do Mundo de 1950 pouco conhecido!

7.   O Ano em que meus pais saíram de férias (2006)


Aqui não necessariamente o futebol é o tema principal. Mas é sim o grande fio condutor da película que conta a história de um garoto que se vê sem os pais, que são obrigados a fugirem do país por conta da ditadura militar, e que agora não tem outra opção do que refugiar-se no jogo de botão e também na campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970. Grande filme!

8.   United (2011)


Os “Busby Babies”. Assim eram chamados os jogadores do Manchester United aos finais da década de 1950, quando eram treinados pelo lendário Matt Busby. O Filme conta a história do sucesso da equipe, e do posterior acidente aéreo que acabou vitimando mais da metade da equipe, num dos mais trágicos acidentes de aviação da história. Bela reconstituição de época, grande filme!

9.   Fuga para a Vitoria (1982)



Um pipocão. Blockbuster para se divertir sem pensar muito. Eis a tarefa desse clássico de “Sessão da Tarde” que curiosamente foi inspirado em um trágico acontecimento real ocorrido na segunda guerra mundial. Nessa película contamos com uma série de estrelas hollywoodianas e do Futebol, como Sylvester Stallone, Michel Caine, Pelé, Bobby Moore, entre outros, que prisioneiros, armam uma fuga em massa. Muito divertido!

10.       Pelé Eterno (2004)


Para quem ainda tem dúvidas que Pelé foi o melhor de todos, basta assistir a esse documentário friamente para constatar essa questão. De fato, Pelé foi Rei. Batia com as duas pernas, cabeceava como ninguém, driblava implacavelmente, fazia gols como nenhum outro, etc, etc, etc. Não tem como negar. A partir de uma série de achados de gols de Pelé, Anibal Massaini reconstroi a vida e a carreira desse gênio do Futebol.

Menção honrosa: o curta - metragem “Barbosa” (1988)


Barbosa, goleiro brasileiro na Copa do Mundo de 1950, morreu levando a culpa da derrota brasileira na Copa de 1950. Falha ou não, todo time é formado por 11 jogadores. O peso da “culpa” em Barbosa se deve muito ao peso do racismo, o qual fez o goleiro ser perseguido e culpado pelo restante de sua vida. Esqueceram-se de culpar também os zagueiros que falharam na marcação, e os atacantes que perderam inúmeros gols na referida e fatídica partida. Enfim, esse curta-metragem, nos leva a curiosa situação de uma viagem no tempo ao dia da final contra o Uruguai na Copa de 1950, e sobre uma possível tentativa de mudar o ocorrido na história. Não direi mais nada. Vale muito assistir!

Ass: Rafael Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...