segunda-feira, 8 de setembro de 2014

[História e Futebol] Os anos 1940: quando a “Segunda Guerra Mundial” bombardeou a realização da Copa do Mundo

Um sucesso. Três grandes Copas do Mundo haviam se passado, e cada vez mais, o evento futebolístico orquestrado pelo francês Jules Rimet com o intuito de congraçar os mais importantes países praticantes do Futebol crescia em sucesso. Em sua primeira realização, no ano de 1930, no Uruguai, participaram 13 equipes, tendo sido campeã o país sede, o Uruguai, em final frente à Argentina.
O evento pensado para ser realizado de quatro em quatro anos, foi realizada na Itália, patrocinada pelo regime fascista de Benito Mussolini. Naquele ano de 1934, 16 equipes participaram, três a mais do que no evento anterior, e ao fim, a seleção sede também se tornou campeã, para delírio de Mussolini. O Terceiro lugar fora conquistado pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, formada por jogadores de inúmeras nacionalidades.

Em casa, a seleção uruguaia se sagra a primeira grande campeã do mundo, em 1930

Em 1938, coube ao país natal de Jules Rimet, a França, sediar ao evento, “na beira” da eclosão da Segunda Guerra Mundial. 18 seleções participaram, e mais uma vez a seleção italiana sagrou-se campeã. O Brasil, grande surpresa dessa Copa do Mundo, conquistou a terceira colocação graças ao talento de Leônidas da Silva, o artilheiro e inventor do gol de bicicleta.

Leônidas da Silva, o grande craque da surpresa brasileira, em 1938.

Todavia, eclodida a Segunda Guerra Mundial, o evento acabou por ser interrompido. Obviamente, pois toda a geografia mundial passara a se concentrar na realização desse famigerado evento que culminou com a destruição de boa parte da Europa e um número incontável de mortos. Assim, a Copa do Mundo de 1942, que seria realizada no Brasil, não foi realizada, assim como também a Copa de 1946, a primeira por estar situada no meio do evento, e a última por conta da impossibilidade material de se pensar em um evento de grande escala durante o pensamento de reconstrução do pós-guerra.

Curiosamente, alguns jogadores brasileiros acabam sendo convocados para formarem o exército brasileiro nas fileiras da Segunda Guerra Mundial. Foi o caso de Perácio, meio-campista brasileiro na copa de 1938, que acabou sendo convocado, atuando em combate pela FEB, a Força Expedicionária Brasileira.
Até hoje alguns estudiosos do Futebol tem conjecturado os possíveis resultados caso as duas copas do mundo tivessem sido realizadas, naqueles anos de 1942 e 1946. Boa parte deles sustenta que a grande favorita ao titulo seria a Argentina, que despontava como a maior força do futebol sul-americano, ao ganhar a “Copa América” de 1941, 1945, 1946, 1947.  Há quem defenda, no entanto, que o país sede, o Brasil, que realizaria o ato apenas em 1950, também estaria na briga, pelo peso de ser o pais sede, como também pelo crescimento do futebol visto no país.
No entanto, não podemos negligenciar também o peso das grandes potências futebolísticas da época: o Uruguai e a Itália. A primeira seleção, o Uruguai, a essa altura, havia sido campeã da copa de 1930, de uma quantidade de “Copa América”, e seria, por fim, a campeã da copa de 1950 no Brasil. E a segunda, a seleção italiana, inegavelmente mostraria a força de uma seleção bicampeã do mundo, na defesa de seus títulos.

A bicampeã Itália (1934-1938) e sua recepção por Benito Mussolini

Tudo é claro, suposições. Exercício de imaginação. Nunca saberemos ao fim qual o resultado esportivo prático. O que se torna evidente é que a “Copa do Mundo”, ao nascer no principio do século XX, acabou por crescer num conturbado cenário político mundial, marcado por regimes totalitários, conflitos e guerras que deixaram a sua marca também na história do maior evento futebolístico.

Ass: Rafael Prata
Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...