sábado, 25 de janeiro de 2014

A Mansão do Diabo (1896): o primeiro filme de terror da história do Cinema

Georges Méliès foi com certeza um dos grandes gênios da história do Cinema. Ilusionista de “profissão”, Méliès levou então para a recém criada arte de sua época, uma série de artifícios que fizeram-no ser conhecido a posteriore como “o pai dos efeitos especiais”.
Tendo dirigido, produzido e atuado em pouco mais de 500 curtas, Méliés possui o merito de ter produzido aquele que pode ser considerado o primeiro filme – ainda que tenha pouco mais de três minutos – de terror do Cinema: a Mansão do Diabo.

Assim, a película “A Mansão do Diabo”, dirigida por Méliès em 1896, em seus 3 minutos de duração nos leva a história de um cavaleiro que, ao entrar na mansão do diabo, acaba sendo atormentado por uma serie de ilusões, pesadelos e tormentos produzidos pelo patrono da casa.
Assim como em suas demais produções, é o próprio Méliés quem interpreta a personagem principal, nesse caso, a figura de Memphistopheles, ou o diabo. Nesse curta paradigmático, Méliés mais uma vez demonstra a sua arte do “cortar e colar”, que consistia no recorte de uma cena que será transposta sobre outra afim de configurar uma nova cena. Desse modo, por exemplo, é que se constroi a ilusão do morcego transformando-se no diabo subitamente no decorrer de todo o curta.
Deste modo, o pequeno curta produzido por Méliés abriu as portas para um campo que ganharia mais força ainda no decorrer da década de 1920, quando o cinema expressionista alicerçou o estilo, através de clássicos filmes como “O Gabinete do Dr.Caligari” (1920), Nosferatu (1921), dentre tantos outros.




Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe

4 comentários:

  1. 3 minutos totalmente revolucionários. Méliés deu ao cinema a "chave" do encanto!

    Beijooos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente Thai :) Méliès foi o precursor de toda a magia :)

      Excluir
  2. Olhe que coincidência! Estou escrevendo sobre Méliès para um site do qual sou colunista. É impressionante como ele dominava a edição das cenas já em 1896.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Lê :) Sou muito fã do Méliès ^^ Foi alguém que com muita criatividade deu o impulso necessário ao crescimento do Cinema :) Muito obrigado mesmo pelo comentário :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...