Assistir ao filme “Triunfo, a História de Ron Clark” passa a ser mais do que apenas uma indicação aos professores ou futuros professores. É praticamente uma obrigação, uma lição de vida e dedicação que deve ser revelada a todos. Aparentemente o filme tem muito em semelhanças com outro grande filme clássico chamado “Ao Mestre com Carinho”, imortalizado pela excepcional atuação do grande ator Sidney Pottier, contudo, a diferença ainda que sutil, existe. Enquanto que em “Ao Mestre com Carinho” entramos no mundo conflituoso de uma escola de alunos com uma idade já adolescente, no filme a que procuro analisar, o centro das atenções são crianças ainda na 6ª serie. Ambos os filmes, se vale o efeito da sugestão, devem ser assistidos com muito carinho, não somente pelos professores, mas por todos aqueles que se interessem pela questão da Educação.
O Filme nos conta a história do jovem professor Ron Clark, que ao alcançar sucesso na escola de sua região, procura alçar novos vôos, em busca de uma nova vida na cidade de Nova York. Ao conseguir um emprego numa escola publica do Harlem, opta por dar aula na considerada pior turma. Antes de tudo é necessário retratar o apartheid educacional que havia nessa escola. Os alunos eram divididos em salas de acordo com suas notas, o que acabava provocando preconceitos entre os alunos. Está pratica so tendia a prejudicar os alunos. É mais do que necessário que os professores e a equipe pedagógica motivem os seus alunos, não taxando-os como perdedores, baixando a sua moral e prejudicando assim a sua capacidade. Ainda assim ele opta e deseja em ensinar nesta turma. É o desejo dele, ainda que ninguém acredite que ele consiga mudança nesta turma.
Iniciando seu trabalho, encontra um ambiente de forte resistência dos alunos, mas a sua obstinação é tanta que não o faz desistir, pelo contrario, só o motiva a procurar crescer mais e mudar a realidade daquelas crianças. "Sonhar grande, correr riscos", é o seu lema. Sua atitude pedagógica é sensacional. Logo no inicio de seu oficio, procura ir ás casas dos alunos, muitas vezes em regiões perigosas, para conversar com seus pais e mostrá-los que a educação deve ser um componente também familiar, como sempre pontuamos no ensino desta disciplina. Encontra também muita resistência na parte dos pais, que não entendem a “ousadia” daquele professor. Ron Clark podia muito bem esta dando aula em alguma ótima escola particular, ganhando bem e sem sofrer esses problemas. Contudo ele é um professor compromissado, que tem metas e ideais a cumprir, e continua assim na sua luta. Sabe que as crianças de hoje, são o futuro de amanhã.
No decorrer das aulas desenvolve um conjunto de metas e obrigações a serem objetivadas e respeitadas por todos os alunos. Obviamente encontra muita resistência por parte dos alunos que se encontram em estado de rebeldia intensa. O principal entendimento por ele criado e passado aos alunos é a idéia de que todos constituem uma família. Se um aluno desobedece, a turma arca. É uma relação de educação, disciplina, e principalmente de construção de valores e de honestidade que começa a ser empreendida por ele.
Um momento em especial me chamou muita atenção, e nos traz uma ligação com o cinema. É a extrema sapiencia de Ron Clark no uso das tecnologias midiaticas, seja uma televisão, um dvd, ou algo que acabe se extendendo ao uso de filmes, do contexto cinematografico no ambito escolar. Acontece que Ron Clark acaba acometido por uma Pneumonia, ele se vê impossibilitado de dar aulas presenciais em sala de aula.
O que ele faz então? Recria as aulas na sua própria casa através da criação de videos. Enquanto não pode dar aula, cria vídeos explicando assuntos diversos utilizando explicações do contexto de casa para os alunos. É impressionante a sua visão na criação dos vídeos, a ponto de sua proximidade e conhecimento desses alunos serem tão grandes, que ele cria uma interatividade dentro do proprio vídeo, prevendo como os alunos podem estar em sala de aula.
Esta atitude de Ron Clark mostra como os recursos midiáticos e tecnológicos podem ser muito bem utilizados como componente educacional bastante eficaz e importante, sendo o Cinema um otimo e necessário campo na construção do conhecimento historico.
Enfim muitas são as citações que poderiam ser feitas sobre o filme. É a perseverança, a vontade e a inspiração de Ron Clark que deixam uma marca e uma lição a todos.
Ron Clark é assim um retrato de perseverança cujas atitudes devem ser repetidas ou tomadas como base para que consigamos com sucesso tornarmos professores como aquele jovem que saiu do campo para mudar a vida de inúmeras crianças desacreditadas no Harlem.
Ron Clark existiu, antes que se faça a pergunta, e é a prova viva que a construção de novos metodos de ensino, além da habilidade do professor, devem andar de mãos dadas com os novos instrumentos de difusão imagetica, onde o Cinema, ganha um especial destaque.
Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História, 5ª Periodo, Ufs.