Será só quando nos colocarmos na pele do “outro”
que sentiremos todos os sofrimentos pungidos ao grupo em questão; Não somente
as dores, ou qualquer violência de todo tipo – que vai do preconceito físico ao
verbal – mas para entendermos a vida de qualquer comunidade coletiva –
sociedade, nação, pátria, tribo – devemos nos prender a um conceito antropológico
que tem sido sempre muito caro por em prática, desde os primórdios da
humanidade até os dias atuais: a noção de alteridade.
O
Termo “Alteridade” que significa
justamente a compreensão do alter = outro
como chave fundamental para a compreensão do que se está
postulando/estudando – a fim de se evitar qualquer tipo de preconceito - nos remonta desde sempre a incapacidade humana
de conceber sentido a vida alheia; a cristalizar seu sistema cultural como o
único modo civilizado possível na completude mundial;
É
claro que hoje em dia o conceito de alteridade
ainda esbarra em alguns choques culturais bastante aguçados, quando o que
está em jogo, são questões que envolvem os direitos humanos. Para
compreendermos o germe deste tipo de polêmica, é só remontarmos como têm sido atuais
as discussões em torno ao respeito das práticas culturais indígenas em algumas
regiões, e até que ponto o Estado deve manifestar a sua ação nestas querelas.
Entretanto,
a ausência da alteridade sempre estará mais presente quando o que está em
cheque são os interesses econômicos patrocinados justamente por uma Ideologia segregatícia,
preconceituosa, num tipo de visão que se assemelha ao “fardo do homem branco”,
aquela ideologia imperialista levada a cabo pelas potencias imperialistas do
século XIX, de essência puramente econômica, mas falseada numa Ideologia que é
por si só altamente racista.
O Fardo do Homem Branco: Da "Moral civilizatoria" que por si só era preconceituosa, sobressaia os verdadeiros intentos: exploração economica. |
Nesse
sentido é que o Cinema recente tem até procurado refletir estas questões,
talvez porque estejamos vivendo um momento conturbado mundialmente, sobretudo
graças a pouca aceitação das múltiplas formas de manifestação cultural,
religiosa, étnica, manifestadas nos inúmeros conflitos mundiais a que temos
tido a oportunidade de observar.
A
grande sacada por detrás destas películas é justamente apresentar a inserção na
alteridade através de sujeitos que praticamente são “corrompidos” dentro do
sistema. Através da escolha de personagens que são retratados desde sempre
agindo em favor da Ideologia em questão, partícipes ativos do processo, as películas
transmitem um sentido de “renascimento” dos mesmos, uma imersão cultural, uma
viagem nos meandros da assimilação cultural, e, por conseguinte, do
entendimento do outro, vivida na pele por estes personagens.
Este
é o ponto central: uma alteridade sentida cruamente na pele. Em alguns casos, o
processo que ocasiona a alteridade se apresenta ativada por uma virtude romântica,
que como veremos, vai do amor platônico – um amor que se não for feito dentro
da assimilação será impossível – emergido dentro do “campo antropológico”, ou
noutros casos, e nesse num sentido mais moral, mais cru, bastante aterrador,
diante de praticamente uma “lição” oferecida pela vida, uma purgação, um
castigo penitencial.
Por
conseguinte, duas películas de bastante sucesso recente que se encaixam
justamente, cada uma em particular, nestas temáticas são: Avatar, 2009, de
James Cameron e o pouco badalado, contudo sensacional, Distrito 9, também do
ano de 2009, do diretor Neil Blomkamp.
Avatar e Distrito 9: A Mesma discussão em tons diferentes. |
Grande
sucesso de bilheteria e de critica do ano, o blockbuster 3D de James Cameron
tem como principal qualidade, a capacidade de aliar todas as necessidades
impostas pelo mercado hollywoodiano – o romance, a aventura, o drama, os
grandes efeitos visuais agora com o novo chamariz 3D – com uma discussão que se
é subliminar, velada, deve ter sido percebida ao menos por algumas mentes nas
salas de Cinema.
Em
tempos de imperialismo norte-americano, Cameron ousou, ainda que se utilizando
do paradigma cinematográfico romântico, discutir até que ponto a compreensão
que temos do outro não está inteiramente falseada por interesses econômicos. Em
Avatar, somos levados a um “faroeste”
moderno, numa clara alusão a expansão território adentro tomada pelos colonos
americanos frente as populações indígenas nativas durante o século XIX: Em um
quadro moderno, somos levados a vida dos povos Na ‘vi, através da chegada de
uma expedição cientifica – e de exploração e conquista – ao território de
Pandora.
Os
Povos Na ‘vi possuem uma vida inteiramente ligada a natureza, sendo aliás,
parte fundamental destas. Todas as ramificações de arvores, todos os mares,
todos os seres vivos, fazem parte de uma cadeia única, sentida por todos os
habitantes daquele “mundo”. Em dias de desrespeito ecológico, de ruptura
constante das cadeias alimentares – e sobretudo do desequilíbrio que causa a
extinção de varias espécies – Avatar também vai fundo na ferida do desrespeito
a natureza, incidindo sobre como todos nós somos parte de uma mesma esfera, ou
seja, somos nós mesmos os agentes e as vítimas de nossos atos nessa nossa
Biosfera.
Esse
respeito e sentido de pertencimento, que é ancestral e passado de geração em
geração, assumido pelos Na´vi é o eixo central do filme, aspecto que perpassa o
sentido econômico e o clímax da película, haja vista que os novos “exploradores”
não conseguem admitir tal conduta, tanto pelo aspecto cultural, e sobretudo
pelo choque que isto representa frente ao seu intento econômico.
Nesse
futuro “distante” em que é retratado Avatar – o ano é de 2154 – uma empresa bioquímica
de sigla RDA, procura através de viagens intergalácticas, encontrar minerais do
tipo “Unobtainium”, um mineral que em seu significado denota justamente algo impossível de
ser encontrado na própria Terra.
Este
minério tão especial que só pode ser encontrado naquela caixinha de Pandora com
suas surpresas, é metaforicamente a própria alteridade nas mãos, ou melhor nos
pés, paradoxalmente, de sua personagem principal: o ex- fuzileiro paraplégico Jack
Sully.
Jack Sully: Humano e em forma Avatar. |
Sully
é o agente “explorador” da companhia. Seu corpo ganha um novo molde naquele
mundo: um Avatar, uma forma artificial de vida adaptada àquela realidade.
Gradualmente Sully aprende os conceitos ancestrais, de respeito a natureza e ao
próximo que rege aquela sociedade, se encontrando cada vez mais fascinado e
tentado a permanecer naquela nova realidade. Um novo aspecto o prende por
definitivo: o Amor que nutre por Neytiri, uma jovem e corajosa princesa. Em
todos os caminhos românticos de inserção cultural – e amorosa – vivenciada por
Sully na película, perpassam o caminho da mentira, pois este, apresenta uma
historia falseada para adentrar naquela nova trajetória, sendo seu passado, os
motivos e os meios para estar ali, por ele omitidos frente aos povos Na´vi.
A Inserção ativada pelo principio do amor |
Todo
este quadro de inserção e de amor nativista entre o explorador que cada vez
mais se deixa corromper dentro do sistema e uma bela moça que o faz “renascer”
por completo, dá a deixa para o clímax da película, que é justamente o choque
de interesses: Sully é descoberto, ao mesmo passo, que a empresa começa o
processo de devastação, ou seja, de destruição do ecossistema que mantem a vida
do reino de Pandora.
Sully
se torna o anti-herói da película. Sua transformação parcial encontra a
concretude ao fim da película, quando o seu amor a jovem Neytiri - os nomes avatares curiosamente remontam a mesma linguística dos povos indígenas de outrora - é concretizado
e por vias cientificas, ao que parece, este consegue se manter dentro do
sistema Avatar. Sully renasce no reino de Pandora, em um novo subterfugio
encontrado frente a vida desgastante e desarmoniosa do mundo terrestre: de uma
paraplegia causada por suas atividades militares, sobressaem uma vida de altos voos
nos belos cavalos de Pandora, de saltos em grandes arvores.
Em Pandora, cada arvore, cada flor é a extensão viva da vida de cada um. |
A
Película assim, consegue ensejar interesses discussões, sem precisar abandonar
é claro as exigências românticas de um mercado consumidor. O Outro, o respeito
a natureza como parte constituinte e fundamental de nossas vidas, o falseamento
de ideologias, e a crueza da vida moderna, são temáticas subliminares bastante
interessantes que perpassam este sucesso de bilheteria em questão. Apesar de
extremamente romântico, aspecto que não é nenhum demérito, o filme consegue
assim aprofundar algumas reflexões, tomando parte ativamente em algumas feridas
ainda bastante modernas.
Contudo,
nem toda película procura abordar estas questões, optando por um final
acalentador, romântico, positivo. Esta vontade de acalmar o público, de
apresentar um final feliz, acaba sendo deixada de lado, em preferencia a tomada
por um lado frio, cru, talvez mais realista.
A
Película Distrito 9 se apresenta desta maneira: numa montagem sensacional que
mescla a ficção com o documentário, este filme que não é tão conhecido, apesar
dos inúmeros prêmios ganhos, retrata passo a passo, a história do cinismo que
envolve a exploração da desgraça alheia, noutro tom mais objetivo, o
esvaziamento que perpassa até as chamadas grandes corporações humanísticas modernas,
hoje muito mais envolvidas em questões econômicas do que ao que deveria atentar
em seus princípios fundadores.
Também
lançado em 2009, esta película acabou causando assombro na crítica, além das
críticas feitas, por conta do cenário da rodagem do filme: a África do Sul. Por
se tratar de um filme “negativo” acabou sofrendo muitas críticas, haja vista
que a sua propaganda poderia prejudicar os caminhos da Copa do Mundo que seria
realizada no ano de 2010 naquele país. Contudo, a realidade retratada no filme
é por demais sul-africanas. É a sua inspiração. O Termo Distrito 9 é uma referencia
direta ao Distrito Six - percebam que o Nove é um Seis de cabeça para baixo -, uma “comunidade” criada durante os anos 1970 na Africa
do Sul, para abrigar a população negra, removida a força das áreas de suposta
ocupação branca. A Película em questão é um filme então sobre o apartheid, a
segregação racial, étnica, de toda ordem: inspirado diretamente sobre a África
do Sul, o filme procura transgredir espaços, procurando então discutir este
conceito de forma mundial, e como também, outras questões diretamente
envolvidas no processo, como os interesses econômicos e militares de grandes
companhias, e etc.
Placa racista dos tempos do Distrito Six |
É
nesse tom que o filme se segue: somos levados ao cinismo documental proposto
pelo “bom marido e pai de família” Wikus Van der Mewe, que trabalhando para a
MNU (Multinacional United) – numa clara referencia ideológica ao que deveria se
constituir a ONU, e seu controle pelos EUA – acaba sendo indicado por seu
sogro, para executar as remoções dos habitantes das periferias de Johanesburgo.
Uma
das grandes qualidades da película está justamente na escolha do “outro” em
questão: são aliens. Esta qualidade imensa reside no fato de que, desde cedo, o
filme consegue suscitar a repulsa, o estranhamento, o nojo mesmo, no próprio
público, num artificio de interação que tem o proposito de demonstrar a forma
como o pré – conceito, pode ser danosa nas relações humanas. Esta é a grande
capacidade do filme: fazer o próprio público inserido na querela, e em certo
ponto, sentir-se mal por conta de alguma repulsa sentida aos aliens.
Nas palavras do próprio Alien: " Nós só queremos retornar para casa" |
Mas
é esta repulsa tem sentido, e de modo algum objetiva demonstrar que a
segregação deve ser vista como comum se não entendemos o outro lado. Muito pelo
contrário, a construção do enredo da película nos leva a entender gradualmente
que a vida daquelas pessoas é muito parecida com a nossa, que se alimentam da
mesma maneira – o que mudam são os alimentos – que manifestam os mesmos
sentimentos, e que em ultimo caso, podem ser diferentes de nós em algum
aspecto, mas que somos todos iguais em essência.
Desta
maneira, a película conta a história de uma grande nave alienígena que no ano
de 1982, acaba pairando no ar de Johanesburgo; as grandes companhias humanitárias
falseando um interesse humanista, acabam resgatando os tripulantes,
colocando-os em uma região periférica, a base da miséria, e sobre forte
segregação “racial”. É neste meio que o executivo der Mewe se insere: o cinismo
deste personagem chega a ser repulsivo.
Ele
documenta o decorrer de todo o processo. E esse é um dos pontos mais
interessantes: a transformação de seu discurso nojento, discriminatório, diante
do que seria posteriormente a sua realidade.
Van der Mewe trabalha a serviço da MNU deslocando os “outros” de forma
arbitraria, matando muitos, levando outros para regiões de pesquisa, para áreas
de dissecação, e em maior caso, para áreas da própria MNU que é descrita como
uma suposta empresa humanista, mas que em ultimo caso, é a segunda maior
empresa do mundo em produção de armamentos – seria os Estados Unidos? -. Lá, os aliens são estudados porque seus
armamentos também estão inteiramente ligados ao seu corpo, a sua natureza,
sendo o “fluido” corporal daqueles que fazem funcionar seus armamentos
potentes. É a isto que interessa a MNU.
Enfim,
neste tom ficcional, documental de representação do processo de deslocamento
violento destes, o filme retrata com crueza a violência perpetrada pelos
militares de der Mewe: numa cena horripilante, der Mewe atira fogo em uma casa alienígena,
que servia de casulo para inúmeros ovos. Alegre e num tom assustador, o próprio
sorri frente aos “pipocos” daqueles casulos estourados pelo fogo. Tudo normal,
afinal são animais.
O Ambiente enclausulado onde vivem os "camarões" |
A
Grande sacada do filme reside justamente na “redenção”, ou melhor, no
sofrimento do próprio cínico Van der Mewe: numa de suas inspeções, este acaba
sendo “infeccionado” se transformando lentamente numa daquelas figuras
segregadas em sociedade. A Inserção, o principio de alteridade aqui é doloroso,
forçado, e não por menos, o final teria de corresponder a esta questão.
“Transformado”
em um daqueles, der Mewe peregrina em busca de um antidoto que poderia
solucionar a sua questão. Perseguido pela própria empresa que trabalhava,
afinal ele era um humano alien, o primeiro deste naipe, abandonara forçosamente
a sua família, e vivendo como aqueles, passaria a lentamente compreender a
dimensão sofrida dos chamados “camarões”, termo usado por ele mesmo em todo
filme para se referir aos aliens. Acaba percebendo, através da amizade com um
alien de nome “Christopher Johnson”, que os aliens possuem nome. Essa menção
aos nomes também deve causar arrepio no público, numa tomada de atitude que
demonstra como estamos diante de pessoas como nós, com o mesmo nome. É a
discriminação quem começa a enxergar coisas.
Der Mewe: A Inserção pela DOR. |
Enfim,
o final do filme é uma mescla de poesia com visão apocalíptica. Final belíssimo
e ao mesmo tempo aterrador. Difícil é não derramar lágrimas e ficar contrariado
sem saber se está triste ou feliz com a situação de der Mewe . O Filme é
desconfortante, não possuía linha única, quer mexer, e isso consegue com eficácia.
Suas críticas profundas, vão desde esta difícil incapacidade de entender a
dimensão múltipla do outro, como mais uma vez os aspectos falsos de uma
Ideologia, de movimentos humanitários que em ultimo caso possuem um intento
militar, econômico em primeiro lugar. Percorrendo os caminhos de Johanesburgo,
der Mewe sente na pele o que é segregado, o que é ser atirado as latas, o que é
ser procurado como um cachorro na periferia.
Películas
como Avatar e Distrito 9, ainda que em tons bastante diferentes, podem nos
ajudar assim, a pensar como a alteridade é um conceito ainda raro nas ações da
humanidade em um âmbito bem mais complexo do que imaginamos. Do romantismo a
dor da vivencia crua, a imagem que fica é que o ser humano parece odiar a si
mesmo, ao não compreender o outro como parte de sua própria dimensão. Estranhos
somos nós mesmos.
Ass: Rafael Costa Prata
Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe.