Aos
20 anos de idade, ele já era um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. Porém
também já era orfão. Seus pais lhe deixaram o controle da Hughes Tool Company,
uma empresa que desenvolvia maquinarios para exploração petrolifera. Diferente
de muitos jovens herdeiros, Hughes não deixou os encargos de sua herança em
mãos de terceiros; muito pelo contrário, assumiu total controle de sua empresa,
apesar da pouca idade. De imediato, procurou dar inicio a sua investida em uma
de suas fixações: o Cinema.
Nos
primeiros cinco anos, ajudou na produção de pequenos filmes, até que em 1930
seu nome foi alçado a fama em Hoolywood. Com a produção da película “Hells Angels”, na qual homenageava a
atuação dos pilotos da Royal Air Force durante a Primeira Guerra Mundial,
Hughes consegue unir num mesmo plano, duas das suas maiores paixôes: o cinema e
a aviação.
E
a película foi um sucesso que se deve em grande parte ao fato de que este, foi
a época, o maior investimento de produção em torno de filme. Hughes gastara
quase 4 milhões de dolares na produção do mesmo, algo de certa forma impensavel
para a época. Ao mesmo tempo que Hughes produzia e dirigia seus filmes, também
procurava desenvolver mais a sua aptidão
para a engenharia. Hughes foi um prodigio desde sempre, tendo aprendido sozinho
toda as artimanhas das engenharias da área.
Foi
durante o decorrer dos anos 1930 então, que Hughes se aproximou do governo
norte – americano, quando passou a desenvolver projetos de aviões para o
exercito americano. Mas essa aliança só lhe trouxe frustração e tragédias. Ao
desenvolver o avião espião XF-11, Hughes quase morreu, pois ao testar o avião,
este caiu nas cercanias de Bervelly Hills.
Entretanto
sua maior frustração se deu frente a construção do Hercules, praticamente um
Titanic aereo projetado por ele. Gigantesco, o Hercules fora projetado como um
Hidroavião destinado a transporte de tropas e mercadorias. Era feito de madeira
e a sua envergadura era inigualavel... Só que o mesmo só conseguiu ser
finalizado após a guerra, e Hughes não conseguiu então completar nenhum de seus
projetos frente ao governo americano.