O
Neorrealismo italiano foi um movimento artistico caracterizado por procurar
levar as telas, com certa frieza até, a realidade social e econômica do país.
Essa estética revolucionou o cinema italiano, e mundial, pois “ensinou” como
transpassar as telas, as agruras e dramas do dia a dia da população comum. Isso
tudo teve seu palco no pós – segunda guerra mundial.
Isto
é, no suspiro final da segunda guerra mundial, pois foi ali, no próprio ano de
1945 que Roberto Rossellini lançou um dos filmes mais “imediatos” e profundos
da história do Cinema: "Roma, Cidade Aberta". A Película conta a história da Roma
ocupada pelos nazistas durante os anos de 1943 e 1994, e a luta da população
comum para combater essa situação.
O
Filme demonstra então os manejos efetuados por pessoas comuns, como mães de
família, crianças, padres, na luta contra o nazismo e o fascismo que governava
ainda a cidade romana. De outra forma, demonstra também, como consequência, a
coerção e o massacre desses pelo então sistema, que ia desde os fuzilamentos sumários até as torturas indescritíveis.
A Morte de Pina, uma mãe e uma esposa, é com
certeza o momento mais triste da película, sendo até hoje uma das cenas mais fortes da história do Cinema. Ao saber que seu marido, membro da resistência, é preso, Pina corre pelas ruas em sua direção, até que é metralhada no meio da rua na frente de todos, como uma punição, e uma lição dada pelo regime a população que observava.
Feito
no imediato segundo do pós – guerra, a película de certa maneira acaba se apresentando
como um “relato de guerra”, um testemunho de algo recente que não deve ser
esquecido. O modo realista como Rossellini conduziu o filme, demonstrando o
ladro micro da guerra ( a luta das pessoas fora das trincheiras), o tornou um
dos filmes mais importantes da história do Cinema, além de se tornar o marco
inicial dessa estética em questão.
O
Filme foi feito dois meses após a liberação da cidade italiana por um cineasta
que havia sido membro inclusive da própria resistência. Daí em diante o Neorrealismo cresceu ganhando cada
vez mais espaço e adeptos no cinema italiano, como os cineastas Vittorio de
Sicca e Luchino Visconti que em suas películas também procuravam retratar
questões profundas da sociedade italiana.
Roma,
Cidade Aberta, é assim, um dos filmes mais importantes da história do Cinema;
um marco na fundação da estética neorrealista e um marco corajoso do fim da
segunda guerra mundial.
Ass: Rafael Costa Prata
Graduado em História pela
Universidade Federal de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário